segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Repelentes e o DEET

Mosquito da Dengue.
Após a necessidade de recomendação de uso de repelentes para familiares, descrevo aqui o que coloco para os pacientes no consultório.

O DEET (N-Diethyl-meta-toluamida) é o repelente de insetos mais usado no mundo. A recomendação é de uso a uma concentração de pelo menos 30%. Quando utilizado conforme recomendado a probabilidade de toxicidade é muito baixa. Repelentes a base de DEET não devem ser utilizados em crianças com menos de 2 meses, conforme recomendação do CDC (Center for Disease Control).

Para diminuir o risco de toxicidade o CDC recomenda:
1. Evite usar por tempo prolongado ou em uma grande superfície corporal.
2. Não aplique nas mãos das crianças pelo risco de serem levadas à boca.
3. Não aplique em baixo de roupas apertadas como fraldas.
4. Não utilize nos olhos ou mucosas.
5. Não utilize o spray diretamente no rosto, passe nas mãos e após no rosto.
6. Não aplique em cima de feridas.
7. Retire quando chegar em local fechado.
8. Não aplique em cima de material plástico.
9. Guarde em local longe das crianças pois a ingesta do produto pode ser tóxica e até fatal.
10. Em caso de reações alérgicas suspenda o uso (o produto pode raramente causar reações alérgicas).

Apesar do uso em larga escala no mercado americano, a ANVISA, em portaria publicada em dezembro de 2009, não recomenda o uso de concentrações acima de 30% no Brasil. Dessa portaria, concentrações abaixo de 10% não devem ser aplicadas em crianças menores que 6 meses e concentrações de 11 a 30% não devem ser usadas em crianças menores de 12 anos.

No mercado brasileiro, geralmente não há uma descrição da concentração de DEET na maioria dos repelentes. Das principais marcas comercializadas, Off, Autan, Repelex tem menores quantidades (em torno de 6 a 15%) de DEET, concentrações consideradas insuficientes em locais de maior risco e que obriga a necessidade de aplicações mais frequentes, especialmente em temperaturas acima de 30°C (o que é muito pouco prático). O  Exposis possui uma concentração de 50% de DEET. Ainda, o Autan e o Exposis também tem um apresentação sem DEET, mas sim com Icaridina (Beyrepel),  com proteção acima de 8 horas (alta eficácia), em apresentação de uso em adultos e crianças.

Recomenda-se que em caso de uso de algum protetor solar não se use um repelente com DEET, devido a maior absorção pela pele do DEET na presença do protetor solar. Além do DEET poder prejudicar a ação do protetor solar.

Espero que tenha esclarecido algumas dúvidas. Escolha a melhor opção indicada para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário