"...A cabeça dói muito, até ao mexer os olhos. Tenho febre alta com dores pelo corpo, parece uma gripe muito forte..."
Uma semana após a paciente acima apresentou manchas avermelhadas no tronco que se espalharam para todo o corpo - figura (demonstrando o eritema - vermelhidão - característico, com vários partes mais claras no seu interior), juntamente com melhora da febre. A paciente proveniente da Suíça estava passando férias no Rio de Janeiro e havia vindo à Porto Alegre.
Estes sintomas caracterizam o quadro Dengue Clássico. Causada por um vírus a infecção é endêmica em países tropicais como o Brasil. A fêmea do mosquito Aedes aegypti transmite o vírus durante a alimentação com sangue humano, especialmente pela manhã e ao final da tarde nas área urbanas.
Aqui no sul, há alguns anos, casos como esse eram geralmente "importados" de outras localidades como o relatado acima em 2004. Hoje vivemos situação diferente e estamos em alerta para um possível aumento no número de casos no Rio Grande do Sul, para o verão, que começou em 21 de dezembro. A vigilância epidemiológica computa até 30 de novembro 3367 casos autóctones (adquiridos no estado), destes 2958 em Ijuí, noroeste do Estado. Em Porto Alegre são 52 casos diagnosticados até este momento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário